Financiamento ou Consórcio para aquisição de imóvel

Saiba qual a melhor opção na hora de adquirir sua casa própria sem juros.

O sonho da maioria dos brasileiros é ter uma casa própria. Para muitos a opção é através do financiamento bancário. Mas também existe o financiamento através do consórcio.

Antes de adquirir um bem que exige grande investimento é natural que você queira conhecer a fundo as opções para comprá-lo à vista. Nessa hora surge a dúvida: consórcio ou financiamento, qual a melhor ideia?

Financiamento
O financiamento é uma das formas mais comuns de adquirir um bem. O ponto positivo é que o consumidor pode sair com o bem (seja carro ou imóvel) na hora, sem esperar. Contudo, as taxas de juros costumam ser bem altas e é necessário ter um valor, geralmente alto também, para ser usado como entrada (em veículos, por exemplo, esse valor pode chegar a 50% do total). Outro aspecto negativo do financiamento é que, quanto maior o prazo, maiores serão os juros no período total.

Consórcio
O consórcio é a modalidade de crédito que mais cresce no país devido a suas inúmeras vantagens. O primeiro ponto é que a burocracia para contratar um consórcio costuma ser menor que a de um financiamento bancário. Além disso, não é necessário oferecer um valor como entrada – você pode guardar o dinheiro para dar seus lances nos sorteios.

O saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), normalmente utilizado como entrada nos financiamentos, também pode ser aproveitado para os lances ou ainda com o intuito de complementar a carta de crédito.

Outro aspecto importante é que sobre os consórcios não há incidência de taxas de juros. As administradoras cobram uma taxa de administração mas certamente, serão menores que os juros bancários.

E, para quem tem dúvidas sobre as garantias de colocar seu dinheiro nesse tipo de negócio, é bom saber que as operações de consórcio são fiscalizadas pelo Banco Central e as administradoras precisam de autorização para oferecer seus serviços – ou seja, tudo é fiscalizado. 

imobiliário, financiamento, consórcio, crédito, planos imobiliários, casa própria

NOTÍCIAS